sexta-feira, 4 de março de 2011

Adoração e Louvor com entendimento

Texto Principal: Salmos 119.7

“Louvar-te-ei com retidão de coração, quando tiver aprendido as tuas retas ordenanças.”


Os papéis do presidente!

Um jovem executivo de uma empresa multinacional, passando pelos corredores da empresa, vê o diretor-presidente com uns papéis na mão, em frente à máquina incineradora de documentos. O presidente não sabia usar a máquina e logo o jovem executivo se oferece para ajudá-lo;

- “Senhor, boa tarde! Posso ajudá-lo em alguma coisa?”

- “Boa tarde! Claro! Não faço a menor idéia de como se liga essa máquina, e essa documentação é algo muito importante, por isso fiz questão de vir pessoalmente à máquina.” Disse o presidente.

- “A máquina é ligada aqui! então colocamos os papéis aqui e pronto...”

Com um aperto de mão confiante, o presidente diz ao jovem:

- “Muito obrigado, rapaz!” Olha para a máquina e pergunta: - “Onde é que a cópia sai?”

Quando nos propomos a fazer alguma coisa, nem sempre basta-nos boa intenção, como ao jovem da história. Devemos ter em foco o que realmente deve ser feito, como deve ser feito, e principalmente se temos as informações necessárias para fazê-lo, inclusive quando estamos tratando as coisas de Deus, seu reino e nosso relacionamento com ele. Entendimento é um passo impreterível para obtermos êxito em nossos objetivos, sejam eles humanos ou espirituais.


Complicações do Desconhecimento

Leia o texto em 1 Crônicas 13. 7,9 e 10.

“Levaram a arca de Deus sobre um carro novo, tirando-a da casa de Abinadabe; e Uzá e Aiô guiavam o carro. Quando chegaram à eira de Quidom, Uzá estendeu a mão para segurar a arca, porque os bois tropeçavam. Então se acendeu a ira do Senhor contra Uzá, e o Senhor o feriu por ter estendido a mão à arca; e ele morreu ali perante Deus.”

As intenções de Uzá eram excelentes. Mas ele não tinha autorização para tocar a arca (Números 1:50) Por isso foi punido. Certamente Davi se entristeceu muito com o que aconteceu, porque foi dele a designação para que Uzá e Aiô guardassem a Arca, não observando a ordem de Deus.


Conhecendo significados

ADORAÇÃO

Culto, honra, reverência, homenagem prestada a “poderes superiores”.

Um pilar que sustenta a verdade de que somente a Deus é devida a adoração é sua DIGNIDADE, pois “superior é a relação entre Criador e criatura”.

DIABO E DEMÔNIOS – CRIATURAS – NÃO SÃO DIGNOS.

ANJOS – CRIATURAS – NÃO SÃO DIGNOS.

HOMENS – CRIATURAS – NÃO SÃO DIGNOS.

Devemos compreender que adoramos a Deus pelo que ele é e não pelo que faz. As circunstâncias não devem interferir em nossa adoração, sabendo-se que ela está relacionada também ao que somos na intimidade.


Conhecendo significados

LOUVOR

Expressão (exterior) de gratidão por algo que foi feito.

A palavra “Louvor” não é de uso exclusivo a Deus, mas sabendo que há coisas que somente ele pode fazer, e que tudo que se faz é por permissão dele.

Se tratando de Deus, um ser eterno, é lícito Louvá-lo pelo que ele fez, pelo que está fazendo e pelo que vai fazer. Isso está diretamente associado às expressões físicas.

Na bíblia, muitas palavras são traduzidas como “louvor”. Vamos analisar alguns termos originais e suas respectivas referências, para sabermos o que a palavra de Deus nos orienta em relação ao louvor a Deus:

TODAH OU TOWDAY

O estender das mãos como um ato de confissão e agradecimento. É um ato da vontade. É comumente usado em canções e traduzido como louvor e ação de graças.

Sl 56.12 - Sobre mim estão os votos que te fiz, ó Deus; eu te oferecerei ações de graças;

YADAH

Atirar ou estender as mãos em reverência ou adoração, freqüentemente associado com dar graças. Esta expressão é comumente usada em reuniões congregacionais ou públicas e raramente usada em adoração particular ou individual. Com essa expressão o homem declara sua necessidade e dependência de Deus e confessa seu pecado.

2Sm 22.50 - Por isso, ó Senhor, louvar-te-ei entre as nações, e entoarei louvores ao teu nome.

HALAL

Para louvar ou demonstrar emoção a respeito de Deus com orgulho, paixão, alarde, livre de inibições, celebrando e gesticulando. Esta é a palavra que dá origem a Aleluia. É comumente traduzida como "O Senhor seja louvado". Estas expressões de louvor fazem com que as pessoas se desliguem de seu recato e se libertem para clamar em alta voz.

Is 41.16b - ... e tu te alegrarás no Senhor e te gloriarás no Santo de Israel.

SABACH

Gritar em alta voz sobre a grandeza e bondade de Deus.

Sl 47.1 - Batei palmas, todos os povos; aclamai a Deus com voz de júbilo.

BARAK

Honrar a Deus ajoelhando-se diante Dele num ato de adoração reverente.

Js 22.33a - E com isso os filhos de Israel ficaram satisfeitos; e louvaram a Deus,...

TEHILLAH

Esse é o louvor no qual Deus habita. Tehillah vem como resultado de nosso louvor e adoração combinado com qualquer das outras formas. É a manifestação de canções nascidas no coração e espírito do fiel, que não haviam sido escritas ou musicadas. Estas são as canções e expressões que somente Deus pode entender.

Sl 71.8 - A minha boca se enche do teu louvor e da tua glória continuamente.

Como vimos, o nosso louvor pode e deve ser instrumento para testemunhar às pessoas que nos cercam sobre o que Deus tem feito em nosso viver (salvação, provisão, paz familiar,etc.) Então podemos concluir que se nosso louvor for algo introspectivo, somente Deus o saberá e isso não servirá de testemunho para aqueles que não conhecem a Cristo e suas obras maravilhosas.


Sejamos instrumentos para que o mundo saiba que servimos a um Deus vivo que age em nossas vidas, revelando seu poder e misericórdia. Que essa palavra venha nutrir seu entendimento em relação ao que deve ser praticado em sua vida de louvor e adoração a Deus!

Rômulo Rizo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário